Microbolsas Gente que planta
Sabemos que o acessar crédito não é tarefa fácil para pequenos projetos rurais.
Acreditamos que só uma política pública comprometida com o financiamento da agricultura familiar pode gerar transformações e promover o campo da maneira como acreditamos. Existe muita gente trabalhando para que isso aconteça, enquanto isso nós fazemos nosso trabalho local de formiguinha com a concessão de microbolsas para fomentar projetos de gente que está produzindo alimento no campo.
As microbolsas nascem como um estímulo a projetos de produção de alimentos sem veneno ou em transição agroecológica. A ideia é que elas elas ajudem na implementação de projetos para quem quer começar ou já está no campo produzindo alimento. O valor pode ser usado para compra de insumos, aquisição ou manutenção de algum equipamento, construção de qualquer estrutura ou em remuneração por trabalho em algum projeto específico. Nossa ideia é que ela ajude a tirar do papel algum projeto que está engavetado ou esperando um empurrão pra acontecer.
Como pensamos que esse financiamento pode ser usado no campo:
Para 2022, oferecemos 5 microbolsas de R$2.000, destinadas a acelerar projetos que estejam produzindo alimento limpo ou em transição no território do Estado de São Paulo.
Além do aporte financeiro, oferecemos 2 encontros de apoio e mentoria para execução do projeto com a equipe Gente que Planta.
Tal qual uma rede de troca de sementes, a gente adoraria ver esse recurso retornando de alguma forma, monetária ou não, dando início a uma rede de apoio entre gente que planta. Portanto, convidamos você a sugerir uma forma de contribuição para daqui 6 meses ou 1 ano depois de investido esse valor.
O que é
Um aporte semente de R$2.000 e acompanhamento/mentoria da equipe Gente que Planta no desenvolvimento do projeto.
Quem pode acessar
Projetos de agricultura que estejam produzindo alimento limpo ou em transição, dentro do território do Estado de São Paulo, em zonas urbanas, peri-urbanas ou rurais.
Como posso usar?
O dinheiro pode ser usado para investimentos em infraestrutura, equipamentos, insumos ou recursos humanos que estejam relacionados à produção de alimento em um projeto agrícola.
Como não posso usar?
Não pode ser usar para aquisição de adubos minerais, agrotóxicos ou sementes transgênicas.
Quer acessar uma Microbolsa? Inscreva-se aqui:
Inscrições encerradas!
Dúvidas
Quais serão os critérios de seleção?
Serão levados em conta critérios como caráter da produção (se é geradora de renda ou não), formas e alcance da distribuição/comercialização, gênero e geração (buscando impactar mulheres e jovens sobretudo), priorizando projetos que se destinem à produção de alimentos e ao abastecimento local.
Minha produção não é agroecológica, posso me inscrever?
Sim, desde que exista um desejo ou projeto já em curso de transição agroecológica e que o recurso possa justamente impulsionar essa transição.
Estou fora do Estado de São Paulo, posso me inscrever?
A gente ainda é um projeto piloto e, por enquanto, o Estado de São Paulo é onde conseguimos alcançar com nossos próprios braços e pernas. Se tudo der certo em breve queremos atuar no Brasil todo 🙂
Quando receberei o financiamento semente?
Caso tenha seu projeto selecionado, você receberá o valor integral após a primeira reunião de apresentação e planejamento do projeto com a equipe do Gente que Planta, que deve acontecer na segunda semana de Dezembro de 2022.
Em quanto tempo posso usar o investimento?
O projeto da micro-bolsa tem um prazo de até 6 meses para ser implantado após o recebimento do recurso.
Terei suporte para desenvolver o projeto?
Sim, além das duas reuniões de planejamento e avaliação com a equipe do Gente que Planta, oferecemos apoio e suporte durante a execução do recurso.
Como será a prestação de contas?
A mais simples possível! A gente sabe que a burocracia é um grande entrave do acesso aos recursos financeiros, por isso não exigiremos uma prestação de contas do uso do recurso. Encorajamos a produção de um relato/depoimento com os impactos e resultados obtidos (um vídeo, uma matéria, um testemunho).
É obrigatória a retribuição após a conclusão do projeto?
Não. O programa não conta com nenhum tipo de devolução compulsória de produtos ou aporte financeiro. Encorajamos alguma forma de retribuição, que pode ser financeira ou não ao fim do projeto, contribuindo para a construção de uma rede de apoio entre gente que planta.